quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A versão e o fato ou a história oficial


Por Adão Paiani - advogado e ex-ouvidor Agrário e ex-ouvidor da Secretária de Segurança Pública do Estado


A cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Sul parece haver se esquecido da máxima “bandido é bandido, polícia é polícia”. O mínimo que a sociedade espera é que os papéis não se confundam. Ao anunciar na manhã desta quinta-feira que irá apresentar um soldado da corporação como o autor do tiro que matou o trabalhador rural Elton Brum da Silva, a Brigada Militar rende-se a práticas comuns dentre aqueles a quem tem o dever legal e constitucional de combater.


É regra, e do conhecimento de todos, que dentro de determinadas estruturas, como o sistema prisional, por exemplo, alguém que não tem muito a perder assumir delitos que não cometeu, para livrar a cara de alguma “liderança”. Previsivelmente, o “autor” da morte do sem terra pertence ao nível mais sofrido da tropa; alguém que expõe diariamente sua vida em troca de oitocentos reais por mês. Não é um Oficial graduado, mas um soldado. Verdade conveniente. Versão oficial. Caso encerrado.


Falo com conhecimento de causa. Sou filho de um soldado brigadiano, e passei minha infância praticamente dentro de um quartel da corporação. Ali aprendi, mesmo mal, a jogar bola e a fazer estilingue de forquilha; e a “bóia” do “rancho” até que era boa. Conheço muito bem a Brigada Militar e achava que determinadas práticas tinham ficado no passado. Mas estava enganado. Nada muda. Nada.


A demora não surpreende. Uma semana para criar uma versão convincente. Uma versão palatável, rapidamente digerida pela grande mídia, e comprada por quem não tem como saber exatamente o que aconteceu. Mas não por quem sabe. Mais fácil de explicar do que a autoria por um Oficial. É só mais um Zé, quem sabe até um Silva, como o morto. E morto não fala. E esse, mesmo que falasse, estava de costas, também não iria ajudar muito.


“Assume aí, meu, assume que vai ser melhor pra ti. Depois a gente ajeita. Não vai dar nada, tu vai ser julgado lá mesmo, ninguém vai te condenar, e se tu tivé que puxá uma cana, vai sê pouquinho. A gente te segura, mano. Quebra essa que tu não vai te arrepender.” Fácil de imaginar, um diálogo desses. Mas se alguém pensa que pode ter acontecido dentro do Central, da PASC, PEJ ou em um barraco da Vila Bom Jesus, no Fragata ou no Camobi, deve rever seus conceitos.


Quem matou Elton Brum da Silva foi um Oficial da Brigada Militar do Estado, atirando pelas costas, num entrevero, depois de uma discussão. Se os cavalos do Regimento de Polícia Montada de Livramento pudessem falar, seria essa a sua versão. Mas a que vale, mesmo, é a oficial. E essa, meus amigos, já está escrita. E devidamente ensaiada.

3 comentários:

Anônimo disse...

URGENTE: em quanto aquí nós estamos nessa naba, lá na Argentina os castelhanos liberaram a maconha. Na rodoviária, as empresas de transporte estudam colocar ónibus extras. Nos aeroportos espera-se um novo apagão aéreo. O PIG e o Arthur Virgílio vão responsabilizar a Ministra Dilma. Suplicy vai mostrar cartão vermelho para o vesgo do Pánico. A Brigada Militar está em alerta máximo. Yeda e Carlos Crusius vão dançar um "pás de deux" no Largo da Epatur. Ricardo Lied fará importante pronunciamento.

D2 disse...

Brad Pitt e Jennifer Aniston já reservaram as passagens.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Paiani é agente do Pedro Ruas...

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo