sábado, 28 de março de 2009

Darwin e a elite nativa

A edição nº 534 da Revista Carta Capital, que circulou em 25 de Fevereiro de 2009, trouxe uma excelente matéria sobre a visita do naturalista inglês Charles Darwin ao Brasil em 1832. Darwin foi o autor da revolucionária obra "Sobre a Origem das Espécies". Segundo a matéria, Darwin ao se despedir do Brasil, no Rio de Janeiro, anotou no diário um julgamento devastador dos brasileiros, nascido das muitas coisas que deles ouvira nos meses que viveu no Brasil.

"Não importa o tamanho das acusações que possam existir contra um homem de posses, é seguro que em pouco tempo ele estará livre. Todos aqui podem ser subornados. Um homem pode tornar-se marujo ou médico, ou assumir qualquer outra profissão, se puder pagar o suficiente. Foi asseverado com gravidade por brasileiros que a única falha que eles encontraram nas leis inglesas foi a de não poderem perceber que as pessoas ricas e respeitáveis tivessem qualquer vantagem sobre os miseráveis e os pobres". (grifo nosso)

Os recentes episódios do noticiário brasileiro parecem confirmar as impressões de Darwin. A elite brasileira pouco evoluiu desde o século XIX. A reação desses setores à prisão do Banqueiro Daniel Dantas, da condenação da proprietária da DASLU e da operação da Polícia Federal na empresa Camargo Côrrea ilustram perfeitamente esse fato. Não é admissível para "os ricos e respeitáveis" que a Polícia Federal, o Ministério Público e o Poder Judiciário possam investigar seus negócios nebulosos. Eles gozariam uma imunidade divina, natural, não podendo ser alcançados pela justiça dos homens. Esse aparato é para os homens mal nascidos, os pobres, sem berço e posses. Essa seria a ordem natural e imutável do mundo. Basta ver a reação dos seus representantes a qualquer um que acredite que "todos são iguais perante a lei".

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo