domingo, 8 de março de 2009

Dica de Cinema

Para curtir no domingo, nublado ou chuvoso, com direito a pipoca e boa companhia, recomendo o documentário do cineasta americano Michael Moore "SOS saúde" (''Sicko''). O filme mostra a tragédia humanitária provocada pela inexistência de um sistema público de saúde nos EUA, denunciando a ganancia das seguradoras de saúde com depoimentos de pessoas que perderam parentes ou amigos devido à falta de tratamento. Uma sequência mostra um marceneiro que perdeu dois dedos numa serra elétrica e teve que escolher entre o reimplante do dedo médio, ao custo de US$ 60 mil, ou do dedo anular por US$ 12 mil, pois não possuia dinheiro para reimplantar ambos.
Destaque para a comovente cena dos trabalhadores doentes em conseqüência do trabalho nas ruínas do World Trade Center levados à CUBA para obterem tratamento médico gratuito que lhes era inacessível nos EUA.
O documentário integra a grade de exibição da TV por assinatura no telecine Cult. Excelente, impactante e provocativo. No fim da exibição, o nosso tão criticado SUS fica parecendo uma das maravilhas do mundo. Bom proveito.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo