terça-feira, 16 de junho de 2009

O verdadeiro custo da concessão das rodovias


O governo YEDA informa que pretende chegar a um acordo com as Concessionárias de Rodovias para evitar os riscos de um processo judicial, movido pela Associação de Concessionárias de Rodovias, que reivindica mais de R$ 1 bilhão. Isso mesmo HUM BILHÃO de reais, sendo que o governo gaúcho já reconhece dever R$ 427 milhões com base em um estudo realizado pela fundação Getúlio Vargas.
Não é brincadeira não, além de tudo que você já pagou (os pedágios do RS são os mais caros do Brasil), da precariedade da conservação promovida pelas concessionárias, da falta de regulamentação e controle do poder público (o governo não sabe exatamente quanto foi investido nas rodovias e nem o fluxo exato de veículos nas praças de pedágio) e de todas as demais mazelas reveladas pela CPI dos Pedágios da Assembléias Legislativa, você ainda pagará, e muito, para as concessionárias.
Mas não se engane, não há nada de errado nisso, tudo faz parte da lógica do jogo: se entrega um serviço público por natureza, monopólio natural (não há nenhum tipo de concorrência) para o setor privado, geralmente formado por financiadores de campanha ou apadrinhados político, sob a justificativa da eficiência e economicidade proporcionadas pelo setor privado. O resultado são lucros fabulosos para os concessionários e prejuízos igualmente fabulosos para sociedade. Imagine só quantos quilômetros de estrada poderiam ser construídos ou conservados com R$ 1 bilhão de reais, ou se o próprio estado cobrasse os pedágios quanto não poderia ter sido feito de melhoria da malha rodoviária estadual ao invés de sustentar as enormes taxas de lucro das concessionárias.
E não é só, a fórmula do lucro fácil e sem risco será reproduzida pelo governo YEDA na segurança pública, com a concessão dos presídios, e pelo ministro Nelson Jobim nos aeroportos. Ficou "chocado com esse tipo gestão", então se organize e resista, pois se nada for feito, seremos presas fáceis dessas negociatas.

2 comentários:

Remindo disse...

Os esquemas do Britto, pedágios privatizados, junto com as barbadinhas dadas a GM (que aí está chorando mais alguns milhões dos cofres públicos) são as maiores sacanagens já feitas ao Rio Grande do Sul. E quando a gente acha que vai se livrar deles, eles vem com uma conta do tamanho de um bonde. E o PSDB e o PMDB louquinhos para pagar.

Anônimo disse...

Pois é, diziam que a GM ia resolver todos os nossos problemas. Venderam a CRT e gastaram todo o dinheiro em incentivos a GM. Até a grama do complexo foi paga pelo Estado do RS. Agora a empresa está quebrada. Há grande chance de fechar e nunca haverá o retorno em impostos que falaram. Mais um engodo do projeto fraudulento que venderam aos gaúchos.

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