domingo, 15 de março de 2009

Homenagem à Apolônio de Carvalho

Nascido em Corumbá, Mato Grosso do Sul, no dia 09 de fevereiro de 1912, o menino Apolônio de Carvalho sonhava ser médico e ingressou na Escola Militar de Realengo para ajudar a família. Em 1933 tornou-se tenente do Exército indo servir em Bagé, no Rio Grande do Sul, onde em 1935 participaria da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Em junho de 1935, em razão da intentona promovida contra a ditadura Vargas, a ANL foi declarada ilegal. Apolônio foi preso pela primeira vez e perdeu a patente de tenente. Transferido para Casa de Correção do Rio de Janeiro, conheceu na prisão Luiz Carlos Prestes e Olga Benário. Foi nessa ocasião, segundo o próprio Apolônio, que tomou conhecimento da existência do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o qual passou a integrar ao ser solto em 1937.
Junto a outros membros do PCB, inclusive o gaúcho Delci Silveira, se soma na Espanha às Brigadas Internacionais na luta contra as forças fascistas do futuro ditador Francisco Franco. Com a derrota dos republicanos na Guerra Civi Espanhola (1936-1939) foge para França, onde é confinado com os demais combatentes num "campo de concentração".
Com a invasão da França pelos nazistas, Apolônio escapa do campo de concentração e reuni-se ao Partido Comunista francês, passando a integrar o movimento de Resistência à ocupação do país, no qual chegará ao posto de coronel.
Posteriormente, em razão do seu papel na resistência francesa será condecorado com a Legião de Honra pelo governo francês. Nos anos 90, o governo espanhol presta sua homenagem por sua luta pela Espanha com a concessão da cidadania espanhola ao brasileiro .

Foto de Apolônio de Carvalho junto com outros membros da Resistência Francesa

Na foto abaixo, Apolônio de Carvalho e sua esposa Renée.






Na resistência francesa conhece sua futura esposa, Renée, ativista comunista, com quem viveu um grande amor até seu falecimento em 2005. Com a derrota das forças fascistas e nazistas na Europa retorna ao Brasil em 1946.
Com o golpe militar de 1964 Apolônio participa da luta armada contra a ditadura, funda o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), é preso em 1969 e torturado. Libertado em troca do embaixador alemão sequestrado por um comando guerrilheiro é exilado na Argélia e depois na França, país onde viveu até a anistia política em 1979. De volta ao Brasil, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores.
Esse verdadeiro herói brasileiro, com uma história de vida completamente dedicada à construção de um mundo mais justo, humano e solidário, demonstrou um imenso amor à vida e à humanidade. Apesar dessa trajetória heróica permanece um desconhecido para maioria da população brasileira, principalmente por seu exemplo e ideais serem incompatíveis com os dos meios de comunicação, defensores de interesses inconfessáveis. Esse blog presta a sua modesta homenagem a esse grande personagem da nossa história.

Um comentário:

paiva disse...

La primera persona ubicada a la isquierda de la foto, creo que es Emiliano PAiva Palacios: ¿me pueden confirmar eso?.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo