quarta-feira, 17 de junho de 2009

Google e AOL anunciam adesão ao embargo econômico dos EUA

Downloads de qualquer espécie são considerados exportações

Por Stella Dauer

Na semana passada a Microsoft anunciou o bloqueio de uso do MSN em países embargados economicamente pelos Estados Unidos. Agora, chega a vez de empresas como Google e AOL afirmarem que também integrarão o time das restrições de acesso.

Segundo o site Slashdot, aplicativos baixados da internet também são vistos como exportação dos Estados Unidos, e por isso estão sendo bloqueados. Até mesmo serviços como email, que estão totalmente na “nuvem” da internet, e que poderiam escapar da afirmação, podem estar ameaçados.

Os países são os mesmos que ficaram sem o MSN, como Síria, Irã, Cuba, Sudão e Coréia do Norte. O Sudão não terá mais direito de download ao mensageiro instantâneo da Google, o GTalk, e nem ao seu aplicativo de exploração mundial, o Google Earth. Já a AOL disse ao site Computer World respeita os programas de sanções regulado pelo governo americano, mas não informou quais medidas serão tomadas a respeito.

Um advogado que auxilia companhias que lidam com o embargo declarou que o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros vem prestando mais atenção à internet e suas atividades relacionadas desde 2003. Pescado do blog Aldeia Gaulesa http://aldeia-gaulesa.blogspot.com

Nesses casos fica inegável o desprezo do império americano pela liberdade de informação. Princípio que só consta em falsos discursos contra países excessivamente independentes ou não alinhados, escondendo sempre interesses inconfessáveis.

Um comentário:

Anônimo disse...

É a chance do software livre se fazer presente e preencher estas lacunas. Agora, na verdade as empresas americanas estão cagando para o seu governo. Grande parte das armas que estão na mão dos inimigos deles foi vendida por empresas americanas. Eu queria ver se Cuba tivesse grana para comprar os produtos destes americanos de merda. eles não venderiam. Eles só tem uma preocupação na vida, FATURAR!
Anônimo realista

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo