quinta-feira, 25 de junho de 2009

O futebol é um esporte coletivo

Quando levo meu filho para jogar bola procuro evidenciar para ele que o futebol é um esporte coletivo e que a cooperação fará o grupo chegar mais facilmente ao seu objetivo. Competir não é a ação mais importante, ela é secundária. Cooperar leva ao bem comum. Conquistam-se amigos para a vida toda no futebol. Adquirimos respeito jogando limpo: do juiz, da assistência, dos oponentes e do coletivo que integramos. Um time não joga sozinho, apenas treina. Para jogar é necessária a cooperação de outro coletivo organizado. Para um certame são necessários vários coletivos organizados. Para sermos felizes com o futebol precisamos treinar nosso coletivo, jogar com outros coletivos colaboradores e, de vez em quando, participar de algum certame.

Digo também a ele que Individualismo difere de Individualidade e que a segunda constrói bons coletivos e deve ser respeitada no limite do agir coletivo no futebol e na vida.

Competição, individualismo (egoísmo), junto com a propriedade privada, digo a ele, são os pilares do que nos faz sustentar esta estrutura social desumana. Mas destaco principalmente a competição e o individualismo porque a grande maioria, os despossuídos, aceita esta estrutura por estar convencida de que a competição os levará a ser possuidores de coisas que o sistema reserva à minoria que sustenta estes conceitos, a partir da luz da TV e das tintas dos impressos.

Nós precisamos mudar o mundo todos os dias no coração de nossos filhos, nos olhos de nossos amigos e na atmosfera que nos rodeia, a caminho do jogo de bola, durante o jogo e no dia seguinte.

4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Futebol é mesmo um esporte de solidariedade e coletivo, mas também atiça a competição. Quando uma criança aprende a jogar futebol, com 4 ou 5 anos ela se interessa pelo lado lúdico, brincalhão de jogar bola. Mas depois, quando ela começa a jogar futebol no colégio, a competição vem a tona. Os meninos querem é ganhar o jogo e custe o que custar. Cada um defende o seu. E nessas horas eu fico pensando que o grande Sándor Márai, o ilustre escritor húngaro, é que tem razão: O sentimento "social" das crianças é perverso e pouco desenvolvido. Toda criança é gananciosa e defende abertamente a propriedade privada..."

Satã disse...

huahauhauhauhauhauhaua Essa ganhou de todas: "Toda criança é gananciosa e defende abertamente a propriedade privada...".. Nosssa, VAMOS TODOS QUEIMAR NO FOGO DO INFERNO!!!!

Influência dos pais e do ambiente nem pensar né??!?!?!?!?!

Anônimo disse...

É Maia, a culpa toda é das criançinhas pervertidas e gananciosas.

Anônimo disse...

O Michael Jackson também achava. Será que tu não é desse time?

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo