sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Petróleo tem que ser nosso



Clip do documentário sobre a Petrobras "O Petróleo tem que ser nosso".

A Petrobras, que nasceu 100% estatal, foi parcialmente privatizada pelo governo tucano. Atualmente, a União ainda controla a empresa por possuir 55,7% das ações ordinárias, com direito a voto. Porém detém apenas 32,2% do capital total (ações ordinárias mais preferenciais) da empresa, sendo que a BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem 7,6%, segundo informações da página da diretoria de Relações com Investidores da Petrobras.

Portanto, a maior parte da Petrobras já foi privatizada. Agora os subservientes defensores de interesses privados investem novamente contra esse patrimônio da nação.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fez bem o governo FHC de ter capitalizado a Petrobrás e manteve nas mãos da União o controle, porque detém mais de 50% das ações com direito a voto. Em outras palavras, as ações da União na Petrobrás valem mais do que as ações dos demais acionistas. Se esse procedimento tivesse sido horrível e horroroso, por que o governo do PT não voltou atrás, não anulou ou questionou? Porque não é conveniente, foi a medida certa naquela momento histórico. A capitalização de uma estatal faz aumentar o controle social (dos acionistas que não são poucos) sobre os atos da empresa que deve ter realizar seus atos de gestão com mais transparência. Mas mesmo assim, existe denúncias que a estatal repassou R$ 609 milhões, sem licitação, para financiar 1.100 contratos com ONGs, patrocínios, festas e congressos nos últimos 12 meses . Entre os beneficiados, há desde entidades cujo endereço não existe até outras que pararam de funcionar ou são ligadas a aliados do governo, ou seja companheiros petistas. E tem gente que defende que a empresa deve ser integralmente estatal... Para quê? Para fomentar os interesses particulares dos amigos?

Anônimo disse...

Capitalizado a Petrobras. Essa é boa... Conta outra que estou louco para dar mais risadas.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo