sexta-feira, 19 de junho de 2009

A rádio (ainda) é deles.

Gosto muito de música pop, principalmente de roque, e deste mais do nacional. Estes caras do roque fazem uma música mais universal, penso. Depois gosto de samba, muito de samba, porque sinto minha brasilidade na música. Também gosto da música regional, mas não quando é sexista, processada ou submissa. Para dançar todas servem. Voar no roque, dizer no pé no samba ou gastar o taco da bota numa vaneira marcada é tudo de bom. Dançar é o brincar do adulto, sinto.
Mas a rádio é deles e o maior espaço nas ondas eletromagnéticas é do roque anglo-saxão, do pagode massificado e da música regional comerciável. Resta fazer um garimpo, sempre difícil, nestes rios caudalosos. Nada contra os gostos musicais diferentes dos meus, apenas reivindico que é necessário haver alternativas plurais no espaço eletromagnético público.
Temos a alternativa das rádios comunitárias, mas a caminho do trabalho elas se perdem na fraqueza da onda e vão ficando para trás. O mp3, 4, 5, 6, 7,... 1.000 são a alternativa para ouvir música sozinho e sem o complemento do noticiário, da opinião de ouvintes, locutor, debate, reclames, etc. Sem tempero e sem conexão com o mundo, mais ou menos como surfar na piscina. Tem água, mas não tem onda.
Outro dia ouvi a mesma sequência de música ao ir e ao voltar ao trabalho numa rádio de música regional, o que sugere que o horário em que se está no trânsito está vendido para alguma gravadora.
Nosso espaço eletromagnético está ocupado primordialmente para comércio, para simplificações, para massificação. Está apropriado por gente que usa esse bem público como se privado fosse, dentro daquela mesma lógica capitalista para concentração de poder e riqueza. É tarefa de todos construir a 1ª Conferência Nacional de Comunicação que está prevista para o dia 2 de dezembro de 2009, conquista da luta de quase duas décadas de várias entidades defensoras do direito à comunicação.

Alguns links com informações sobre a conferência.
http://www.proconferencia.com.br/
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/05/446227.shtml
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=523IPB001
http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4649

3 comentários:

Tito disse...

Dica de rádio independente na web, muito boa para quem curte rock.
http://radiowebputzgrila.blogspot.com/

Breton disse...

Muito legal o texto.

Claudinha disse...

Puxa, que bacana! Trataste da Conferência Nacional de Comunicação no blog. A Comissão RS de Mobilização tem blog tb: www.rsproconferencia.blogspot.com


Aliás, nós não conhecíamos este espaço virtual. Chegamos até aqui via Aldeia Gaulesa.

Abraço!

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo