terça-feira, 9 de junho de 2009

A transparência e o debate livre incomodam muito a mídia oligopolista

O comentário da colunista política do jornal do nosso querido grupo oligopolista regional confirma a postagem publicada nesse modesto blog em 06 de junho. Para o oligopólio midiático a transparência nas informações atenta contra o seu direito divino à exclusividade, leia-se monopólio da informação. Defendem a liberdade, apenas a sua liberdade, liberdade de fazer o que quiserem, da forma que quiserem para defender seus interesses particulares. A liberdade deles é a opressão e o julgo da maioria.
Reproduzimos abaixo a postagem anterior sobre esse mesmo tema feita nesse modesto blog:
A decisão da Petrobras de criar um blog para tornar público o debate sobre a CPI criada pela oposição está irritando profundamente o oligopólio midiático. Embora seja indiscutível que a decisão da empresa reforça a democracia e permite ampla transparência ao debate, a medida causou arrepio aos aliados midiáticos da CPI da Petrobras e seus interesses obscuros.
A perspectiva da população ter acesso amplo e irrestrito a todas as informações e questões que envolvem a empresa tumultua e atrapalha as tentativas de manipulação, retirando o monopólio da informação dos veículos hegemonizados pelo oligopólio midiático. Dessa forma, fica muito, mas muito mais difícil manobrar o debate em prol de determinadas candidaturas e interesses econômicos ocultos.
O mundo mundou para melhor, pelo menos nesse aspecto. Os senhores da mídia terão que engolir a blogosfera e a democratização da informação, ainda que parcial, que ela proporcionou.
O endereço do blog da Petrobras é
http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Vocês já leram o Blog da Petrobrás? É panfletário. Foi feito para se contrapor as graves denúncias que estão sendo feitas relacionadas a contratos -- sem licitação -- promovidos pela estatal com companheiro e suas ONGs maravilhosoas. A CPI da Yeda é do tamanho do passarinho ali de cima. É titiquinha perto da CPI da Petrobrás. A denúncia é que mais de 600 milhões de reais foram transferidos irregularmente. E a corrida é impressionante. O Lula tenta porque tenta emplacar seus amigos: Fernando Collor, Romero Jucá, Leomar Quintanilha, Gim Argello. Tudo gente boa. A Petrobrás divulga Blog para se contrapor a mídia. Petistas e sindicalistas fazem manifestação contra a CPI. Que movimentação impressionante!!! Mas eles têm medo do quê? De se abrir a caixa preta dos negócios da Petrobrás realizados com dinheiro público?

Anônimo disse...

E eu que achei que o produto mais caro ao jornalismo fosse a verdade.

Respondendo ao Maia: na verdade somos a favor da CPI da Petrobras, que nos revelará as desgraças cometidas pela turma di FHC nos oito anos que por lá estiveram.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo