Matéria publicada pela Folhaonline informa que a arrecadação de pedágios em toda a malha rodoviária paulista vai atingir um nível recorde de R$ 4,55 bilhões em 2009, valor 17,3% supeior ao ano anterior e que permite as concessionárias de rodovias de São Paulo obterem um retorno muito acima da taxa básica de juros.
Duas razões estariam impulsionando a transferência de recursos dos usuários de rodovias para as concessionárias ao longo deste ano: a correção pelo IGP-M dos 12 contratos antigos e a abertura de 21 novas praças de pedágios em todo o Estado.
O valor arrecadado é superior a receita orçamentária de vários estados da federação. Apesar disso, o governo paulista afirma que modelo não será revisado.
Pelo visto, as artimanhas arquitetadas pela governadora Yeda (PSDB) para buscar a prorrogação das concessões de rodovias no Rio Grande do Sul são uma questão de princípio, um ponto central no plano de governo tucano. A governadora gaúcha segue a risca a escola tucana, muito embora o partido evite citar e esconda sua imagem nos programas políticos.
Os tucanos adoram concessões, tercerizações, PPP's e outras formas de onerar a população com pagamentos por serviços públicos realizados por particulares em caráter monopolista ou quase. Por que será? Talvez a CPI dos pedágios e a CPI do DETRAN realizadas pela Assembleia Legislativa do RS tenham muitos elementos para ajudar a construir essa resposta.
Os tucanos adoram concessões, tercerizações, PPP's e outras formas de onerar a população com pagamentos por serviços públicos realizados por particulares em caráter monopolista ou quase. Por que será? Talvez a CPI dos pedágios e a CPI do DETRAN realizadas pela Assembleia Legislativa do RS tenham muitos elementos para ajudar a construir essa resposta.
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