quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O NATAL


*Por Ademir Sebastião Medeiros Rodrigues


O Natal, para o ocidente, é uma usina de fraternidade. Janela que a burguesia capitalista, individualista, competitiva e egoísta permite que se abra para a humanidade que existe em cada um de nós.

Se ela o permite para que os avaros abram a mão não importa. Se seu desejo é faturar milhões em vendas, não nos preocupemos. Mesmo assim, o Natal fica sendo aquela USINA.

Vamos estocar esta energia fraterna, ela será necessária para a construção daquele mundo possível, melhor e humano que acalentamos há tanto tempo.

No ano que vem decretemos que o Natal será o ano todo.

Teremos constantes campanhas na mídia burguesa para alimentar os excluídos, como também para doar roupas e brinquedos para seus filhos que passarão a acreditar na verdade da igualdade humana.

Em março vamos decretar que ninguém pode alimentar-se ou vestir-se mal.

Em maio decretemos que todos se abrigarão em moradias salubres, confortáveis e belas.

Em junho, que todos terão acesso ao serviço de saúde adequado.

Em agosto, que todos terão acesso à educação de qualidade em todos os níveis.

Em setembro definimos que terão lazer.

E em outubro cultura a sua disposição a qualquer dia.

Em novembro que todos possam escolher para onde viajar em férias.

E em dezembro, para finalizar, definamos que o valor gerado pelo trabalho seja revertido para que todos possam cultivar a plenitude de sua humanidade.

No dia 25 decretemos que jamais deixará de ser Natal, que a terra servirá para alimentar o povo e que a produção material e intelectual servirá para produzir satisfação e dignidade humana.

FELIZ NATAL PARA SEMPRE!

2 comentários:

Breton disse...

Achei que a foto não tem nada a ver com o texto, que a propósito, está ótimo.

Leandro Santos disse...

Bom se acontecesse assim como o texto, mas infelizmente sabemos que nada disso irá acontecer...teremos mais impunidades mais politicagem e muita mas muita robalhera ,infelizmente,mas vale a pena ter esperança e sonhar...um feliz 2010 mesmo com tudo isso.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo