sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fogaça gastou mais de R$ 2 milhões em publicidade só na área da Saúde


O Blog RS Urgente publicou elucidativo artigo do economista Paulo Muzell sobre os gastos em publicidade do Prefeito Fogaça. Uma boa pista para quem quer entender os motivos da blindagem midiática e da indisfarçada militância do oligopólio midiático regional pelo vagaroso prefeito da capital.

Por Paulo Muzell

Até o dia 10 de dezembro deste ano, a Prefeitura de Porto Alegre comprometeu 717 milhões de reais com despesas na área da saúde, dos quais 673 milhões foram pagos. É verdade que mais da metade dessa despesa (algo próximo dos 400 milhões de reais) é sustentada com recursos federais transferidos via convênios do SUS. Este montante é utilizado para manter uma rede de serviços composta por dois hospitais (HPS e Presidente Vargas), quarenta e quatro Unidades Básicas de Saúde, oitenta e quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF), cinqüenta e dois serviços de saúde bucal, além de oito centros de saúde.

Para ampliar e melhorar o atendimento dessa rede de serviços essenciais, foram investidos este ano apenas 4,4 milhões de reais, ou seja, 6% da despesa total com a função saúde no orçamento municipal. Significa que em obras, compra de equipamentos a despesa foi mínima, o que talvez explique porque 11 projetos e ações programados sequer foram iniciados. Ações em Geriatria, Câncer de Mama, Atenção à Dependência Química, Hospital da Restinga, Plano Municipal de Atenção às Urgências são apenas alguns exemplos de projetos e ações previstas e que não receberam um real sequer. No projeto de implantação das Farmácias Distritais foram gastos 898 reais!!!

Já em publicidade, a Secretaria da Saúde gastou 2 milhões e 79 mil reais, não deixando qualquer dúvida sobre quais são as verdadeiras prioridades. Se consultarmos o balanço da Prefeitura, exercício de 2004 – último ano que antecedeu o atual governo – verificaremos que a despesa com publicidade da Secretaria Municipal da Saúde naquele ano foi de 171 mil reais, valor que corrigido pela IPCA, representaria hoje 220 mil reais. Fica uma pergunta: por que a despesa com publicidade aumentou quase dez vezes?

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo