terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sobrevivente do Holocausto dâ exemplo de humanidade



Hedy Epstein, uma sobrevivente do holocausto de 85 anos, participa no Cairo do protesto contra a decisão do governo do Egito de impedir a entrada de auxílio ao território palestino. "Chega um momento na vida em que é preciso dar um passo extraordinário", diz.

A veterana ativista, cujos pais morreram no campo de concentração de Auschwitz em 1942, diz que com o seu gesto quer pressionar o governo egípcio "que impede que 1.400 pessoas de 42 países entrem em Gaza".

Hedy Epstein iniciou a greve de fome em frente à sede da ONU na capital egípcia. A ativista faz parte de uma iniciativa internacional na qual participam mais de 1.400 pessoas de todo o mundo, que querem chegar a Gaza pelo Egito para prestar solidariedade à população palestina após um ano do ataque israelense.

"Só queremos entrar em Gaza e dizer às pessoas que ali vivem: 'Vocês não estão sós, há pessoas que estão longe das famílias para estar convosco e fazer-vos saber que pensam em vós e vos apoiam", diz.

Os manifestantes querem também levar ajuda médica e material escolar, participar no dia 31 de dezembro de uma marcha de solidariedade ao povo palestino e de denúncia do bloqueio que Israel, com o apoio do Egipto, tem imposto ao território ocupado.

A fronteira de Rafah, entre o Egipto e Gaza, está fechada desde meados de 2007 e só abre ocasionalmente por razões humanitárias. Informações da página portuguesa esquerda.net.

Na passagem para um novo ano, essa notícia reforça nossas esperanças na possibilidade de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Hedy Epstein colocou sua solidariedade e compaixão acima das identidades religiosas, políticas ou raciais e não temeu denunciar as atrocidades e abusos de Israel contra o povo palestino. Epstein não permitiu, silenciosamente, que cometam contra outros seres humanos os mesmos crimes de que foi vítima. 

A superioridade moral do gesto da senhora Epstein é muito mais ameaçadora à política sionista do que todas as bombas e armas que Israel utiliza contra a população Palestina.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo