quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O incrível mundo das manchetes



O PIB do Estado do Rio Grande do Sul em 2009 caiu 0,8%, segundo cálculo preliminar apresentado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) (leia a íntegra do trabalho da FEE aqui). O resultado negativo, o segundo na década, foi influenciado principalmente pelo desempenho da indústria gaúcha que teve a maior retração da década com queda de 5,3%.

O desempenho negativo da economia gaúcha reforçou a tendência de queda da participação do Estado no PIB nacional, tendo em vista que a economia gaúcha cresceu novamente abaixo da economia brasileira, que deve crescer 0,22% em 2009.  O PIB gaúcho que representava 6,64% do nacional em 2007, passou para 6,42% em 2008 e deve ficar em 6,37% em 2009.

Apesar do cenário nada animador, o jornal Zero Hora publicou matéria muito positiva sobre o assunto, sob a seguinte manchete (veja na imagem acima):

DE VOLTA AO AZUL
Após encerrar 2009 com recuo do PIB menor do que o previsto, Estado deve consolidar retomada

O jornal do maior grupo midiático regional não vê nenhum problema no desempenho da economia gaúcha nos últimos anos, nem cogita qualquer correlação entre a queda da participação do PIB gaúcho na economia nacional com o modelo econômico adotado e defendido pelos grupos políticos que comandam o RS (vide papeleiras e atração de grandes investimentos ao invés de incentivo as potencialidades locais), muito menos de qualquer responsabilidade do modelo de gestão implantado pelo governo YEDA.

Em outros tempos ou quando pertinente a outros governos, o nível de exigência e cobrança certamente seria outro. Um bom exemplo de como a realidade é tratada no incrível mundo das manchetes da mídia corporativa.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo