segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nasce o Sucre: a moeda da ALBA

Os países integrantes da Alternativa Bolivariana para os povos de nossa América (Alba) e o Equador assinaram na última quarta-feira (16) um acordo para criação de uma moeda comum para as transações comerciais entre essas nações. O Acordo Marco do Sistema Único de Compensação Regional de Pagamentos (Sucre) foi firmado durante a VII Cúpula Presidencial da Alba, realizada em Cunamá, Estado de Sucre, Venezuela.
O sistema deve funcionar como um mecanismo financeiro de integração regional com o objetivo de reduzir a dependência do dólar. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, declarou que a iniciativa marca uma nova história e faz parte das decisões tomadas pela Alba para enfrentar a crise econômica e social. A previsão é de que se inicie uma fase experimental para implementar o sistema no quarto trimestre de 2009, para ser efetivado completamente a partir de 2010.
Segundo Chávez, a moeda nascerá de forma virtual, com a finalidade de impulsionar o comércio por meio de uma câmara de compensação de pagamentos com quatro entes: o Conselho Monetário Regional; a unidade de conta comum Sucre, como moeda virtual, mas com projeção de se tornar moeda física; a câmara central de compensação; e o fundo de reserva e convergência comercial.
Chávez informou ainda que, durante a cúpula, foram aprovados dez projetos para a produção de alimentos, além do apoio a uma campanha de alfabetização no Haiti. O mandatário adiantou que se espera que, além do Equador, o Paraguai também assine o acordo da moeda comum e qualificou o Sucre como uma moeda libertadora que permitirá o intercâmbio justo entre os países. Os países-membros da Alba são: Cuba, Dominica, Nicarágua, Bolívia, Honduras e Venezuela.
Informações da Adital Notícias da América Latina e Caribe: http://www.adital.org.br

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo