quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Davos Brazuca

O encontro na ilha de Comandatuba, na Bahia, neste fim-de-semana, foi um evento político-empresarial com amplo destaque nos principais meios de comunicação. A ilha particular foi palco de um encontro de grandes empresários, governadores, ministros, senadores e deputados do cenário nacional. A reunião foi patrocinada pelas empresas que participam da LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, liderados pelo Sr. Jorge Dória. O organizador do evento, também idealizador do movimento CANSEI, afirma que o encontro foi idealizado para ser o DAVOS nacional.

O tema do encontro era "sustentabilidade econômica e ambiental". Vejamos, então algumas contribuições que esses grupos ou senhores já deram para desenvolver um mundo econômico mais equilibrado e ambientalmente sustentável no nosso país.

Grandes empresários nacionais apostaram, defenderam e lutaram pela implantação do modelo neoliberal no país, através do apoio irrestrito ao processo de privatizações e liberalização financeira patrocinados pelo governo FHC. O neoliberalismo levou o capitalismo mundial novamente a transformar o Estado em Pronto Socorro, socializando o prejuízo das grandes empresas e bancos e debitando o prejuízo na conta do desemprego dos trabalhadores de todo o mundo.

Governadores, como a Srª YEDA que adotam como modelo de desenvolvimento o incentivo à instalação de indústrias papeleiras, empresas conhecidas pela adoção intensiva da monocultura do pinus, criando desertos verdes que acabam com ecossistemas e reduzem a área de plantio de alimentos. Ou o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, representante dos grileiros e latinfundiários que diariamente desmatam centenas de hectares de floresta nativa da Amazônia para desenvolver monoculturas do agronegócio.

Os objetivos do encontro vão além da retórica proposta como tema. O real sentido do encontro foi uma reunião de "business", e retrata a velha forma de fazer negócios neste país. A diferença é que a operação de cooptação dos representantes políticos pelos principais grupos econômicos agora se tornou um evento com glamour, com direito a acompanhamento em coluna social. Os acertos econômicos, que antes ocorriam na calada da noite, em reuniões em jatinhos particulares, agora ocorrem com ampla cobertura midiática regadas a champagne e rosbife em ilhas paradisíacas.

A conta com certeza também será cobrada, como de praxe, através da apropriação privada dos recuros do Estado, pelos grupos empresariais patrocinadores do evento. É claro, a contrapartida dos políticos que prestigiaram o evento e se comprometeram com suas diretrizes, deve se dar através de doações de campanha. E assim, se desenvolve o capitalismo brazuca.

Em tempo, o que a musa new-comunista, Manú, estava fazendo no evento?

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo