segunda-feira, 27 de abril de 2009

Revista Veja: Para defender Gilmar Mendes sobrou para os índigenas

Em defesa de Gilmar Mendes a Revista Veja publica matéria que desrespeita os índios, acusa o Ministro Joaquim Barbosa de realizar acusações sem fundamento e ainda ter postura partidária. Quanto ao primeiro item a página do Viomundo (www.viomundo.com.br) foi irretocável: O título é racista. Diz que Joaquim Barbosa teve um "dia de índio", ou seja, de "selvagem". "Selvagens" era também como os colonizadores europeus definiam os negros africanos para justificar a escravidão e a barbárie. Barbosa fez "coisa de índio", já que "de negro" seria explícito demais. A elite escravocrata brasileira entende muito bem esse tipo de recado. É discurso de ressonância no inconsciente coletivo. "Viu só, o que dá oferecer a eles uma chance?".
Em relação as acusações sem provas a Revista Veja é imbatível nesse quesito, basta lembrar o episódio que também envolveu o Ministro Gilmar Mendes, quando VEJA publicou reportagem denunciando a existência de grampos no STF, até hoje sem nenhum tipo de comprovação. Ademais, o fato não envolve, fundamentalmente, acusação mas juízo de valor quanto a postura do atual presidente do Supremo.
Finalmente, no que diz respeito a postura partidária, VEJA nunca manifestou tal preocupação quando dos inúmeros rompantes do Ministro Gilmar Mendes sobre os mais diversos temas da agenda política nacional. Caso a revista quisesse manter o mínimo de seriedade e decência para com seus leitores poderia assumir sua linha político e ideológica, ao invés de se travestir com a fantasia da imparcialidade. Corajosamente, o ministro Joaquim Barbosa apenas externou um sentimento generalizado em grande parte da sociedade brasileira que, por mais que isso incomode a Revista VEJA, reprova o papel cumprido pelo ministro Gilmar Mendes no cenário político brasileiro.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo