sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mais de um terço dos analfabetos da América Latina está no Brasil

De acordo com dados da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), 35 milhões de analfabetos estão na América Latina. O Brasil – que é um dos países mais populosos da região – concentra mais de um terço deste número. A afirmação pode ser comprovada a partir de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela que 14 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever.O levantamento da Clade, divulgado em 2007, aponta que do grupo de países da América Latina e do Caribe, Cuba apresenta a menor taxa de analfabetismo. O problema atinge 0,2% da população cubana. Recentemente, os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia, declararam que os dois países estão livres do analfabetismo. Para isso, utilizaram a metodologia do programa cubano de alfabetização “Sim, eu posso”, criado pelo governo de Fidel Castro. Para o educador peruano e consultor internacional José Rivero, uma das explicações para a persistência do problema, tanto na América Latina quanto no Brasil, são as grandes desigualdades sociais da região.
As informações são da Radio agência NP (http://www.radioagencianp.com.br/)

O direito à alfabetização é um dos direitos humanos fundamentais. E setores da elite conservadora brasileira ainda têm a cara-de-pau de acusar outros países, utilizando o falso discurso dos Direitos Humanos para encobrir interesses inconfessáveis. Interesses de classe, pessoais e econômicos.
Esses mesmos hipócritas não mostram nenhum entusiasmo em promover a erradicação do analfabetismo no Brasil, muito menos nos demais países da América Latina. Pura falsidade de quem "dá moral de cuecas".

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo