quinta-feira, 7 de maio de 2009

Presidente Nacional da OAB diz que pré-sal vincula petróleo ao povo brasileiro

Ao comentar hoje (01), a extração do primeiro barril de petróleo da camada do pré-sal, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou que a data escolhida - Dia do Trabalho - vincula o petróleo ao seu mais legítimo dono, o trabalhador brasileiro. Segundo Britto, o pré-sal faz renascer a campanha do Petróleo é Nosso , "desdenhada desde às origens pelo discurso liberal, e que se mostrou-se fundamental para que a Petrobras se mantivesse ainda hoje na posse do povo brasileiro".
Segue o comentário do presidente nacional da OAB, Cezar Britto:
"A solenidade de extração do primeiro barril de petróleo da camada do pré-sal, do Campo de Tupy, Bacia de Santos, hoje, 1º de maio, reveste-se de forte carga simbólica. A data escolhida - o Dia do Trabalho - não é intranscendente.
Vincula aquele bem estratégico ao seu mais legítimo dono: o trabalhador brasileiro. E faz renascer, das camadas profundas do subsconsciente nacional - tão profundas quanto as do pré-sal -, a campanha do Petróleo é Nosso, que brota do proselitismo nacionalista de Monteiro Lobato, ainda nos anos 40 do século passado, e ganha as ruas na década seguinte, forjando o nascimento da Petrobras.
A campanha, desdenhada desde as origens pelo discurso liberal, mostrou-se fundamental para que a Petrobras se mantivesse ainda hoje na posse do povo brasileiro.
No final dos anos 90, como se recorda, registrou-se a tentativa de internacionalizá-la, transmutando-a em Petrobrax, ação repudiada mais uma vez pela sociedade brasileira.
A descoberta do pré-sal reacendeu a velha polêmica quanto à propriedade de nosso petróleo. E mais uma vez vieram à tona - e prevalecem - os fundamentos da lendária campanha concebida por Lobato. O país não pode abrir mão de seus bens estratégicos. E as riquezas que dele advierem têm que beneficiar o povo brasileiro, melhorando suas condições de vida e de trabalho.
Esse o sentido emblemático de a primeira prospecção do pré-sal ocorrer em pleno Dia do Trabalho." Informações da página da OAB http://www.oab.org.br/

O controle social sobre as reservas energéticas possui um caráter estratégico perceptível até por setores tradicionalmente conservadores. A alienação desse patrimônio promovida pela privataria tucana tem que ser revertida urgentemente, se quisermos construir um projeto soberano e sustentável de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo