quinta-feira, 21 de maio de 2009

O livre mercado: a interessante história de Delmiro Gouveia

Delmiro Gouveia era um industrial do setor têxtil que criou uma grande fábrica na localidade da Pedra, região do Rio São Francisco. Sobre seu caráter empreendedor se dizia que criou uma civilização a partir de um fio d'àgua da Cachoeira Paulo Afonso. As atividades empresariais de Delmiro Gouveia começaram a ameaçar o domínio do setor pela empresa inglesa Machine Cotton, que passou a pressionar o empresário para vender sua indústria. Gouveia resistiu heroicamente a todas as pressões da empresa estrangeira. Terminou morto e seu corpo jogado nas águas do Rio São Francisco. A luta de seus filhos contra a empresa estrangeira sensibilizou o presidente Artur Bernardes que assinou, em 19 de junho de 1926, um decreto-lei elevando as taxas de importação das linhas de coser de 2.000 para 10.000 reis o quilo. No governo Washington Luís o decreto foi revogado principalmente em razão da atuação do embaixador inglês. A fábrica de Pedras não resistiu, sendo desativada e os equipamentos atirados no Rio São Francisco.
Esse episódio motivou o Ministro da Justiça do Governo Vargas, Agamemnon Magalhões, a formular e conseguir aprovar a famosa "Lei Malaia", primeiro instituto jurídico brasileiro que tratou da Defesa da Concorrência Econômica.
Como se vê, a prática de adquirir empresas para criar monopólios e oligopólios é tão antiga quanto o próprio capitalismo. Concorrência é para os pequenos e aqueles que acreditam no coelhinho da páscoa, Papai noel, mula sem cabeça, ...

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo