quarta-feira, 13 de maio de 2009

Polícia Federal pede autorização para investigar Yeda

A temperatura tá esquentando muito no governo do RS. A imprensa do centro do país começou a bombardear a tucana sem trégua e, pelo andar da carruagem, o naufrágio é iminente.
Segundo notícia publicada na folha online de hoje (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u565289.shtml), a Polícia Federal no Rio Grande do Sul decidiu entrar nas investigações do suposto uso de caixa 2 pela campanha da governadora Yeda Crusius. Ela também é suspeita de cometer irregularidades na compra de sua casa.

A decisão de investigar a governadora partiu do superintendente da Polícia Federal, delegado Ildo Gasparetto. Ele encaminhou à Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Sul informações sobre as denúncias contra Yeda, e agora espera que o órgão aceite o pedido e peça o pronunciamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para só então começar a investigação.

Como Yeda é governadora, ela só pode ser investigada depois que o STJ autorizar.

Segundo Gasparetto, ouvido pela Folha Online, a PF juntou indícios que aumentam as suspeitas contra a governadora, o que indicaria a necessidade de o órgão investigá-la. "Nós já tínhamos umas investigações preliminares desde a CPI do Detran [no ano passado]", afirmou.

O delegado também utilizou as acusações do PSOL e as investigações surgidas durante a CPI do Detran. "Isso tudo foi juntado com o que nós dispúnhamos e foi encaminhado ao Ministério Público", afirmou.

De acordo com ele, a PF só pode instaurar inquérito em matérias eleitorais se ela conseguir um flagrante de delito. Sem o flagrante, a Procuradoria precisa autorizar as investigações. Se ela concordar com o delegado, será a vez de o STJ dizer se a PF pode começar sua apuração.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo