sábado, 30 de maio de 2009

Embargo dos EUA suspende até MSN para Cuba

Nos últimos dias, o cubano que tenta acessar o MSN Messenger encontra a seguinte mensagem de erro: “810003c1: We were unable to sign you in to the .NET Messenger Service”, esta mensagem leva à uma página da microsoft, aonde está explanado que a empresa de Bill Gates suspendeu o serviço de mensageiro para países embargados pelo governo dos Estados Unidos, isso inclui, além da ilha caribenha, Síria, Irã, Coréia do Norte e Sudão.
Milhares de sítios estão com acesso bloqueado para Cuba, assim como algumas ferramentas do Google, como o Google Earth, por exemplo. Agora, o bloqueio ao uso do MSN soma-se ao conjunto de iniciativas para segregar a ilha do mundo virtual.
Além disso, por conta do bloqueio econômico imposto pelos EUA há mais de quatro décadas, Cuba não pode conectar-se a cabos de fibra óptica internacionais, tendo de apelar para sinal via satélite, bem mais oneroso.
Atualmente, em cooperação com a Venezuela, está em construção uma linha submarina ligando os dois países, o que proporcionará internet de alta velocidade para os cubanos a partir de 2010.


Alternativas

Em relação a essas sanções, não é nada que não se resolva, afinal, existe uma ampla gama de serviços gratuitos na internet, que até mesmo mimetizam o MSN Messenger, bem como oferecem alternativas interessantes de serviços do tipo. Além disso, o governo cubano está realizando uma bela migração, a passos largos, para o software livre. Mas essa é uma notícia que certamente não será divulgada pelo grande oligopólio midiático, nem será objeto dos comentários “moralistas” de seus porta-vozes, que pretendem apropriar-se, a todo custo, do conceito de liberdade.

Sobre o embargo, pode-se dar uma olhada no farto material que encontra-se no sítio do tesouro americano, é pra deixar quieto qualquer papagaio de telejornal.

A notícia da suspensão do MSN para países bloqueados economicamente pelos EUA pode ser encontrada, em inglês, no sítio sobre tecnologia "Ars Technica".
As informações foram pescadas do blog napraxis.blogspot.com.

5 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso em Guantanamo seguem as torturas da milicada americana.

Anônimo disse...

Com o congresso americano do jeito que é, Obama foi troca de 6 por meia dúzia.

Severino disse...

Talvez agora o Carlos Maia (ver comentários nos posts abaixo) entenda por que existe restrições ao uso da internet em Cuba. Mas acho que ele não quer entender.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A foto acima mostra cubanos acessando a internet de um ciber café estatal. Como se o cubano pudesse ter acesso a qualquer página. Não pode, porque tudo é monitorado. O povo cubano não tem acesso à internet de suas casas. Aliás, existe banda larga nas residÊncias cubanas? Não. Quem tem internet de banca larga em Cuba é a elite do partido único ou pelos complicados e monitorados ciber cafés. E o acesso é permitido apenas às páginas chapa branca monitoradas pelos cordeirinhos da dinastia: Granma, Juventud Rebelde etc. Repito, existe uma lei de 2004 que proíbe o povo cubano de acessar à internet de suas casas. E tem gente, pasmem, que defende o regime. Como diz o grande escritór húngaro Sándor Márai, censurado e vítima do socialismo real, pior do que um malvado é um imbecil. E o mundo está cheio deles.

Minimim disse...

A Mala tá mudando a linha dela. Agora ela tá ficando raivosa! Acho que é o "istressi" causado pelo governo Yeda, e o medo de perder seu cargo! Ou vaI VER A zÉAGÁ tá fazendo uma limpa em seus quadro e os burros de carga que são contratados para postrar em blogs alternativos são os primeiros da lista....hahaha

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo