domingo, 3 de maio de 2009

Mujica e Lacalle lideram pesquisa no Uruguai

Segundo notícia veiculada pela Agência de Notícias Prensa Latina, o ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica e o ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995) mantêm as maiores fatias do respaldo das forças políticas que promovem suas pré-candidaturas para as eleições primárias do dia 28 de junho.
De acordo com uma pesquisa da Factum, as intenções de voto em Mujica vão de 46% a 49% dentro da Frente Ampla (FA), seguido pelo também senador Danilo Astori (de 36% a 38%) e o intendente [prefeito] de Canelones, Marcos Carámbula (de 12% a 13%).
Dentro do Partido Blanco ou Nacional (PN), direitista e principal da oposição, Lacalle tem um apoio de 48 a 52%, seguido pelo senador Jorge Larrañaga (44-47%).
No Partido Colorado, a Factum concede vantagem folgada ao senador Pedro Bordaberry (67 a 71%) sobre o ex vice-presidente Luis Ferro López (20 a 26%).
No entanto, o Partido Colorado marca seus níveis de apoio popular mais baixos em toda sua história e todas as Empresas de Pesquisa concordam que os candidatos da FA e do PN serão aqueles com maior votação nas presidenciais do dia 25 de outubro.
Analistas políticos consideram que definitivamente, se Mujica e Lacalle se enfrentem, as eleições terão uma polarização maior que em qualquer outra variável entre os candidatos com reais possibilidades de optar pela presidência.

2 comentários:

Bilbo disse...

Espero que o Mujica, pelo seu passado, tenha uma postura diferente do seu antecessor da FA...

Anônimo disse...

A história e origem de Mujica é muito diferente da de Tabaré, o que dá esperanças que um novo governo da Frente Ampla mude de rota e promova mudanças mais profundas no Uruguai.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo