sexta-feira, 29 de maio de 2009

Verdadeiro interesse nos “piratas” da Somália não é revelado, diz pesquisador

Nos últimos meses, a imprensa internacional tem noticiado diversas operações de captura dos chamados “piratas” da Somália. Os EUA, o Japão, o Reino Unido e mais nove países europeus estão atuando na costa do país africano para prender os “piratas”. Segundo o pesquisador de conflitos no continente africano da organização Casa das Áfricas, Badou Koffi, a imprensa não está revelando os verdadeiros interesses desses paises na região.

Koffi disse que os países europeus e os EUA querem continuar pescando sem autorização prévia no Golfo de Áden, na costa da Somália, além de utilizar o litoral do país africano para jogar lixo nuclear. Para isso, segundo Koffi, inventaram, como desculpa, que precisariam combater os chamados “piratas”, para assim, resolver a crise da Somália.

“Essa situação ajuda os navios europeus na região para a exploração do mar. Junto ao grupo de navios europeus e empresas tem o exército americano. Então, os piratas são eles.”

Desde que o governo da Somália entrou em colapso em 1991, nove milhões de somalis passam fome. O povo somali apoia os chamados “piratas”, pois, de acordo com Koffi, eles estariam lutando pelos pescadores tradicionais da região.

Koffi disse que o uso do termo “pirata” em pleno o século XXI não é adequado. Para ele, a denominação tem como objetivo tratar os grupos da Somália de forma negativa.

“Para receber o apoio dos outros países, tem que ter um discurso para desacreditar a luta desses 'rebeldes'. Então, todo mundo passa a ver esses grupos, que para mim são grupos organizados, como terroristas”. As informações são da Radioagência NP.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Infelizmente, a Somália, o chifre da Africa é um dos países mais corruptos e desorganizados do planeta. E, por isso, um dos locais mais pobres do universo. Infelizmente. Na Somália o Estado não existe. Dizem que a única coisa que funciona bem na Somália são os piratas. E de que lado estão os piratas? Para onde vai o dinheiro arrecadado com a pirataria somali? Exatamente para manter o status quo daquele país sem Estado. O cineasta Ridley Scott fez um grande filme chamado "Falcão Negro em Perigo", tem em DVD por ai, sobre a equivocada intervenção americana em Mogadíscio em 1993. O filme mostra bem o que é a Somália, a corrupção, a pobreza, a violência. Estão a dizer que os piratas somalis são bons bonzinhos, porque estão -- pasmem -- lutando pelos interesses dos somalis. As declarações do Koffi são genéricas, como se todo o povo somali se beneficiasse pela pirataria. Isso é uma grande inverdade.

Pirata Somali disse...

Ah bom, fico satisfeito que o Maia conheça tão bem o meu país!

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo