quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pagar imposto é coisa de pobre

Segundo estudo publicado pelo IPEA "Pobres trabalham o dobro para pagar impostos"

"Quem ganha até 2 salários mínimos dedica 197 dias do ano para contribuições. Entre os que recebem mais de 30 salários mínimos, são 106 dias

Quem ganha menos no Brasil sofre mais com o peso dos tributos. Essa é uma das principais conclusões do estudo "Receita pública: quem paga e como se gasta no Brasil", divulgado na tarde desta terça-feira, dia 30, no Ipea.


Uma constatação importante é a de que os brasileiros com remuneração de até dois salários mínimos (SM) precisam trabalhar praticamente o dobro de dias daqueles com renda maior que 30 salários mínimos apenas para pagar tributos. Quem ganha até 2 SM trabalha 197 dos 365 dias do ano com o objetivo de pagar tributos. Quem recebe mais de 30 SM, por sua vez, precisa trabalhar 106 dias.

"Os não-proprietários têm uma carta tributária bruta 78,1% superior à dos proprietários", explicou Pochmann. De acordo com o estudo, quem recebe até cinco salários mínimos tem carga tributária superior à média do País. Comentando a situação dos que possuem rendimento de até 2 SM, o presidente do Ipea ressaltou: "Mais da metade do que ele recebe é transferido para os cofres públicos, do ponto de vista bruto. Temos um enorme diferencial. Quem tem menos dinheiro paga mais imposto no Brasil".

Leia a integra do comunicado em http://www.ipea.gov.br/default.jsp


Com esse estudo fica bem compreensível porque é tão difícil realizar qualquer tipo de reforma tributária. Não há o menor interesse dos que detém o poder econômico e possuem forte influência política. Essa agenda só andará quando quem paga a conta tiver consciência dessa situação e se mobilizar para repassá-la a quem tem capacidade contributiva de verdade.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo