terça-feira, 7 de julho de 2009

Ditadura midiática acompanha golpe de Estado em Honduras

Junto ao golpe militar desfechado contra o governo democraticamente eleito de Honduras ocorreu outro, sem o qual o primeiro teria muitas dificuldades, um golpe midiático. Patrocinado pelos meios de comunicação privados, aliados dos golpistas, foi promovida uma campanha de desinformação e censura em cumplicidade ao movimento golpista.
Num primeiro momento se divulgou que o presidente Hondurenho havia renunciado, se ocultou a mobilização e manifestações de resistência popular ao mesmo tempo em que se promovia uma campanha em favor do golpe. Todos os meios alternativos de comunicação, favoráveis ao governo legítimo e constitucional, foram censurados e fechados.
Agora, com o crescente isolamento internacional, já se nota uma mudança de estratégia dos meios de comunicação hondurenhos. Passaram responsabilizar o presidente pela crise e ameaçar com uma onda de violência. O objetivo dos veículos golpistas é forçar o presidente deposto a aceitar um governo condicionado, com a imposição de uma série de limitações ao exercício do seu mandato e sem o direito à reeleição. Como visto, nada de novo no front.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo