domingo, 26 de julho de 2009

O incrível mundo das manchetes

É muito interessante parar um tempo para refletir sobre as manchetes dos grandes veículos de comunicação. Quando os fatos não estão de acordo com seus interesses ou ideologias, as manchetes brigam com os fatos, ou seja, com a informação que a matéria contém. Olhem o caso acima, divulgada pelo folha online:
"Com guerrilheiros da Nicarágua, Zelaya inicia retorno a Honduras".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u599607.shtml
Considerando que no mesmo dia várias matérias alertavam para o risco de guerra civil em Honduras, li a manchete e imediatamente pensei que Zelaya estava iniciando uma guerra de guerrilhas contra os golpistas hondurenhos com objetivo de ser reconduzido ao governo para o qual foi eleito democraticamente.
Nada disso. O presidente hondurenho apenas se dirigiu a fronteira da Nicarágua com Honduras acompanhado de jornalistas, colaboradores e com o apoio político de alguns ex-guerrilheiros sandinistas, todos já em idade avançada para qualquer façanha bélica, com objetivo de pressionar pelo seu retorno ao país.
Mas para quem já viu na ditadura brasileira uma "ditabranda" e a ajudou a disseminar o suposto desejo chavista do presidente Lula ao"terceiro mandato" isso não surpreende mais.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo