quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Descoberta do pré-sal desagrada tucanos

Resolvi visitar a página oficial do PSDB e ver quais as contribuições tucanas ao debate político nacional. A primeira notícia com a qual me deparei foi um verdadeiro atentado ao bom senso.

"CPI da Petrobras: Empresa não conseguiu provar inexistência de superfaturamento
"

A lógica jurídica secular é totalmente invertida pelo pensamento e interesses do tucanato. O acusado passa a ter que provar sua inocência. Qual seria a reação do partido caso fosse publicada uma manchete do mesmo estilo contra algum tucano? Algo como "Tucano não consegue provar que não é corrupto". O caso da governadora Yeda, no qual todas as provas apresentadas são desqualificadas pelos tucanos, dá uma dica para a resposta a essa pergunta.

Depois, sob o título Marco Espetaculoso, encontrei um artigo de autoria do entufado senador Álvaro Dias. O senador atribui ao lançamento do marco regulatório do pré-sal um caráter fantasioso e demonstra incredulidade com as perspectivas da descoberta. No fecho do texto, afirma que "A urgência da tramitação não se sustenta diante dos desafios que estão postos à efetiva exploração do pré-sal e que demandam debates qualificados com especialistas em rodadas de audiências públicas nas comissões técnicas das Casas. Ao campo das dificuldades logísticas - as plataformas serão instaladas a 300 km da costa -, somam-se os entraves ambientais (mais dióxido de carbono) e tecnológicos (corrosão e capacidade dos equipamentos de perfuração)."

Duas claras demonstrações do quanto a descoberta do pré-sal desagradou o tucanato. O partido que desejava privatizar a Petrobras, agora ataca a empresa e desdenha do potencial econômico do pré-sal. Contudo, de forma alguma abre mão de disputar o marco regulatório da exploração, sempre aviltando qualquer iniciativa para o controle público e a utilização dessa riqueza natural em benefício social.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo