quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A verdadeira "Baderna no Estado"


O oligopólio midiático regional, mentor e avalista político de uma governadora acusada de formação de quadrilha, culpa os movimentos sociais que protestam contra a corrupção no RS, fazem greve ou reivindicam direitos legítimos pela "baderna no Estado". Trata-se da reedição da velha tática já usada a exaustão.

Diante do mar de lama, ações judiciais e denúncias de irregularidades que motivaram o pedido de impeachment de YEDA, a midia corporativa, aliada do governo tucano, quer pautar outro assunto. A melhor forma de fazê-lo é galvanizar e dividir a sociedade em torno do velho discurso ideológico do tempo da guerra fria. A mídia corporativa simplifica a discussão para dividir a sociedade em "eles" e "nós", "cidadãos de bem" versus "bardeneiros", "direita" versus "esquerda". Tudo sem nuances, sem o mosaico de posições e a complexidade existente na realidade.

O objetivo é um só: dar cobertura ao governo tucano. A linguagem utilizada é cuidadosa e pensada para motivar um pensamento que prefere desconsiderar crimes e abusos por que são cometidos pelos "meus aliados" ou "partidários" contra um suposto inimigo. A idéia central é manipular a opinião dos menos avisados para a famigerada lógica da guerra fria. Lógica do tipo "contra o inimigo vale tudo". No caso, o inimigo acaba sendo a sociedade gaúcha, tuncada e desrespeitada por esse governo.

O problema para o oligopólio midiático é que já está bem claro quem suja a imagem do Rio Grande, quem intimida adversários, depreda e rouba o patrimônio público. Assim, como está claro quem apoia e dá cobertura para tais práticas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rosane Oliveira enloqueceu! Postou uma barbaridade contra Toffoli com link para um site APÓCRIFO!!! Um absurdo.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo