segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fala de Lula reforça greve dos bancários

Em encontro com os superintendes do Banco do Brasil, realizado em julho deste ano em Brasília, Lula admitiu que o salário dos bancários é baixo, analisando o “preço do mercado”. Lula lembrou que, há pouco tempo, havia a falsa ideia de que somente a privatização salvaria as contas deficitárias da instituição, o que hoje se prova uma mentira. Segundo o presidente, mesma análise errônea faz quem acredita que o aumento dos salários dos bancários colocaria em risco a conta das instituições financeiras.“

Aquilo que as pessoas acham que é um alto salário numa empresa pública, como o Banco do Brasil, é o piso em muita empresa privada menor que o Banco do Brasil. Qualquer pessoa que sair do BB na posição de superintendente de um Estado, na condição de presidente do Banco do Brasil, certamente sairá para ganhar três, quatro e cinco vezes mais, porque aí as pessoas valorizam dizendo que é o preço do mercado”, explicou Lula.

Nada poderia explicar melhor as razões da luta dos bancários por melhoria das condições de trabalho e reajuste salarial, sempre negados pelos nossos gananciosos e insaciáveis banqueiros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Claro que os salários do BB estão baixos, mas para o andar de baixo. A PLR dos gerentes, por exemplo, é 4 vezes maior que a dos gerentes de contas e estes últimos é que carregam nas costas as agências. Ninguém se preocupa com a verdadeira qualidade de vida no trabalho, o maior problema hoje no BB. Inventaram uma sessão de ginástica laboral que poucos podem fazer e que nada resolve. O que amenizaria seria aumentar o quadro de funcionários das agências, mas o que estão fazendo é o contrário, todos os anos diminuem. Saí do BB após quase 32 anos por não aguentar mais. Coloquei minha situação para a Diretoria de Recursos Humanos e até para o presidente do BB, na época o Lima Neto, e nem pelota me deram. O que interessa hoje no BB é o resultado imediato, isso não vai terminar bem no longo prazo. ACABARAM COM O BB e o Lula não mudou uma vírgula do que foi feito pelo FHC, pelo contrário, agora vão aumentar a participação estrangeira. Os gerentes regionais são meros cobradores de metas e completamente alienados em relação ao resto do que acontece nas agências. Além disso, o BB continua facilitando o livre endividamente dos ruralistas, mesmo quando estes têm condições de pagar as suas dívidas. E aí Boris, isso sim que "É UMA VERGONHA". Claro que aqui entra a atuação da poderosa bancada ruralista e o seu Lula, como pragmático que é, não vai se queimar com esse pessoal. Nada contra o agronegócio, mas alguma coisa precisa ser feita para estancar essa sangria de dinheiro público.

João Batista disse...

Anônimo,
Então temos mais motivos para apoiar a greve dos bancários e o reforço do papel dos bancos públicos.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo