segunda-feira, 20 de julho de 2009

DEM confessa que foi o responsável pela saída da FORD do RS

Nesta segunda-feira, dia 20, a Bahia lembra com saudades do senador Antonio Carlos Magalhães, quando são completados dois anos de sua morte. O polêmico e maior líder político da Bahia será homenageado pela família e por seus admiradores e seguidores, durante cerimônia religiosa. Será apresentado ao povo baiano o novo mausoléu onde estão os restos mortais de ACM, no cemitério Campo Santo. A benção ao mausoléu vai acontecer às 9h desta segunda-feira. O deputado ACM Neto (DEM) estará presente e vai discursar, agradecendo ao carinho dos baianos.
"É uma data para homenagear o senador e também fazer uma reflexão. ACM colocou a Bahia no mapa do desenvolvimento do Brasil, quando o estado assumiu o protagonismo na região nordeste. E hoje, no governo Jaques Wagner (PT), a Bahia retrocedeu. O que vemos é o estado perder investimentos, ser tomado de assalto pela violência, ter a pior educação do Brasil e perder investimentos", declarou o parlamentar. ACM Neto lembrou que o senador era amado por muitos e tinha desafetos. Mas, entre os que o amavam e os seus desafetos, uma coisa era unanimidade: a razão de viver de ACM era a Bahia, e sua luta incansável em defesa dos baianos resultou em conquistas e o transformaram no maior político do estado nos últimos 50 anos. "Hoje, o que vemos é o governo tentando acabar, por incompetência ou má-fé, marcas deixadas por ACM. Uma delas é o Centro Histórico de Salvador, entregue aos bandidos, à sujeira e à escuridão. Centro Histórico que foi restaurado no terceiro governo de ACM e que hoje o governo quer destruir".
"Quem não se lembra que ACM ameaçou romper com o então presidente Fernando Henrique Cardoso, caso o governo federal não ajudasse que a Ford fosse instalada na Bahia, como de fato aconteceu? Hoje, o que vemos é um governador aliado do presidente da República e que deixa o estado perder investimentos para Pernambuco. Um governador que deveria seguir os bons exemplos de ACM, que deveria, pelo menos, amar mais a Bahia", complementou ACM Neto. Artigo publicado na página dos DEMOs(http://www.dem.org.br).

Está lá para quem quiser ver. Os DEMOs confessam que tiraram a Ford do RS através de um acordo do ACM com FHC. E se orgulham disso publicamente.
Esse seria um bom tema para o grupo RBS, poderia ter o título "DEMOs assumem que tiraram a FORD do RS". Se houvesse alguma isenção ou coerência jornalística desse grupo, o assunto renderia por vários dias manchetes e programas de debates na rádio e televisão. As principais lideranças dos DEMOs no Estado (Paulo Feijó, Onix Lorenzoni, Germano Bonow) seriam cobradas publicamente. A responsabilidade do governo Rigotto, integrado pelos DEMOs, e dos governos Fogaça e Yeda, do qual o partido participa ativamente, não seria esquecida ou relativizada. Mas isso nós podemos ficar esperando sentados.
O importante é que, a partir de agora, esse é um fato incontroverso. Está lá declarado na página do partido. O político gaúcho que afirmar o contrário pode ser abertamente chamado de mentiroso sem meias palavras.
Quanto ao velho ACM não é necessário tecer qualquer comentário. Basta ler a matéria e cuidar para não ter uma forte azia.

10 comentários:

Noiram disse...

E foi desmascarada mais uma farsa da RBS!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Quem tirou a Ford do RS foi Olívio Dutra que não liberou as verbas do contrato celebrado entre RS e a Ford. Foi Olívio Dutra que quebrou o contrato celebrado e o dinheiro estava depositado em conta do Banrisul destinada exatamente para o pagamento dessas despesas de financiamento. Depois disso a Ford anunciou que não mais iria construir a Fábrica no RS. Meses depois houve a MP do FHC. Tudo isso poderia ter sido evitado se Olívio tivesse liberado os recursos para a Ford.

Noiram disse...

Não foi bem isso que li no blog do DEMO.

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Blog do Demo diz que ACM poderia romper com FHC se a fábrica da Ford não fosse para a Bahia, mas isso aconteceu depois que Olívio não liberou os recursos para a Ford e esta anunciou que não mais investiria no RS. São épocas diferentes. Repito, bastava Olívio ter liberado as parcelas do financiamento contratado pelo RS que a Ford estaria hoje no RS.

Noiram disse...

http://www.al.rs.gov.br/ag/Clipagem/noticias.asp?txtIDMATERIA=160939&txtIdTipoMateria=8&txtIdVeiculo=26

Carlos Eduardo da Maia disse...

Beatriz Fagundes.... Francamente...
Não existe fonte melhor do que os próprios fatos. Vocês querem acreditar numa versão completamente fantasiosa. Assumam: Olívio, que tem aversão ao capital, mandou a Ford embora.

André Egg disse...

Olívio se recusou a cumprir um contrato com a Ford, no qual somente a empresa seria beneficiada. É muito discutível o quanto de benefício a fábrica traria para o estado.

Aqui no Paraná, onde moro, as montadoras geram poucos empregos (e mal remunerados em comparação com São Paulo), apesar de terem recebido tudo que é possível e ainda mais do governo do estado.

O atual governo preferiu estimular as micro e pequenas empresas, que são as que realmente estão gerando empregos e impulsionando a economia do estado.

Ludovico disse...

André,

Essa era a proposta do governo Olívio no RS, através dos Sistemas Locais de Produção - SLP's. Infelizmente a aliança conservadora conseguiu reverter aquele processo e promover benefícios fiscais para a indústria do fumo, as multinacionais e o deserto verde das papepeleiras.

Anônimo disse...

O beijinho da foto tá o máximo e tá lá na página do DEM, não é coisa do blogueiro não. Nada mais ilustrativo dessa gente.

paulo disse...

Mesmo com a confissão do DEMO ACM NETO, ainda tem otario que acredita no RBS. Não se fazem mais gauchos como antigamente. Saudades do Brizola, Getulio Vargas, Jango.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo