quinta-feira, 30 de julho de 2009

Fogaça vai a Workshop em Washington mostrar o que não fez

Não é piada não, tá lá na página oficial da Prefeitura de Porto Alegre a seguinte notícia:

Ações do governo municipal foram apresentadas em Washington, nos Estados Unidos, ontem, 28, pelo prefeito José Fogaça, durante o "5º Workshop de Gestão Política para Projetos de Mudança", promovido pela The George Washington University. Para uma platéia formada por administradores públicos, gestores, formadores de opinião e especialistas da Europa, dos Estados Unidos e da América do Sul, o prefeito explicou as mudanças implementadas pela prefeitura a partir de 2005, com base no fortalecimento do Orçamento Participativo, na introdução de um novo modelo de gestão e da governança solidária local.
Fogaça iniciou sua participação com um relato sobre a administração pública de Porto Alegre nos últimos anos e o projeto adotado pela prefeitura em janeiro de 2005, que resultou no equilíbrio das finanças públicas municipais com eficiência de gestão, desenvolvimento de ações por programas estratégicos e construção de soluções com as comunidades. “A partir do projeto de preservar conquistas e construir mudanças na prefeitura, expliquei os pilares que nortearam o governo: a manutenção do OP, a adoção de uma gestão eficiente e um modelo cooperativo como a governança solidária. Essa é a essência do nosso governo”, afirmou o prefeito. (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=111421&p_secao=3&di=2009-07-29)

O prefeito José Fogaça (PMDB) não possui muitas realizações a mostrar. Se abordasse esse tema, a sua palestra não duraria mais que um minuto. Poderia falar das lixeiras que colocou na cidade e do camelódromo. Eu pelo menos não me lembro de nenhuma outra.
Pelo conteúdo da notícia se presume que a participação do prefeito Fogaça ainda é fruto do prestígio internacional de Porto Alegre. Prestígio conquistado por seu protagonismo na democracia participativa. Ousadia das gestões anteriores que os partidos que ocupam o Paço Municipal combateram duramente e o governo Fogaça só fez enfraquecer.
Imagino que deva ter sido uma participação curta, pobre e que, provavelmente, não se repetirá.


Um comentário:

Vasconcellos disse...

Ele tinha um slogan errado na campanha eleitoral. Ele deveria ter dito que iria "mudar o que estava bom e piorar o que não estava".

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo