quinta-feira, 23 de julho de 2009

A privatização da segurança no governo tucano de Yeda

Enquanto os índices de violência explodem no RS, infernizando o cotidiano dos gaúchos e ceifando vidas, a governadora Yeda trata os órgãos de segurança pública como se fossem instituições privadas.
A Brigada Militar passou a ser tratada como uma espécie de guarda real da "progenitora-mor" do Estado. Com total desrespeito ou consideração pela segurança dos gaúchos, nossa governadora desloca grandes contingentes de policiais para evitar protestos contra seu governo, reprimir movimentos sociais indesejáveis ou atender aos seus caprichos. Na segunda-feira, conforme noticiado pela própria imprensa oligopolista, um contingente de 200 policiais militares foi deslocado para proteger as proximidades da Universidade Estadual (UERGS), na avenida farrapos, e evitar um eventual protesto contra Yeda. A governadora acabou nem comparecendo ao local. Os recursos públicos foram desperdiçados e a cidade ficou ainda mais desprotegida, para alegria da criminalidade que anda cada vez mais livre e solta.
Por sua vez, as declarações do ex-presidente do DETRAN, Sérgio Buchmann, reforçam as suspeitas de aparelhamento dos órgãos de segurança pública do Estado para espionagem e chantagem política. Fatos anteriormente denunciados pelo próprio ex-ouvidor da Secretaria da Segurança Pública do governo Yeda, Adão Paiani.
No episódio narrado por Buchmann um delegado da polícia civil, acompanhado do chefe de gabinete da governadora e de um diretor da SUSEPE, comparecem na sua residência para avisar da iminente prisão do seu filho. Os visitantes propõem ao ex-diretor do DETRAN que avisasse o filho antes da operação policial. Não precisa se dizer mais nada sobre o assunto.
Curiosamente, o grupo oligopolista das comunicações no Estado não fala em partidarização da Polícia Civil e da Brigada, nem em crise da segurança pública no RS.

3 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Numa boa, eu não acredito que um governo (qualquer governo) encarne o monopólio do mal. Vocês criticam a grande mídia por fazer propaganda para o governo Yeda. No entanto, é ela a grande mídia que alimenta de fatos os blogs de certa esquerda. A segurança no Rs é tão ruim como no resto do Brasil, mas aqui a Yeda governa e por isso a segurança aqui é pior, né mesmo? Eu fico pensando, se certa esquerda fosse detentora hoje da grande mídia, esse pais viraria mesmo num grande e injusto inferno.

Anônimo disse...

Opa, opa, não ataquem a Yedinha que o Mala surta, ehehehhehe.
O estado te paga para ficar entrando nos blogs que discordem de tua patroa???

Carlos Eduardo da Maia disse...

No meu blog eu faço zilhões de críticas ao governo da Yeda. Critiquei a absurda demissão do presidente do Detran. Não sou servidor público e nem ganho nenhuma graninha para emitir minha opinião. Quero e luto apenas por um Brasil melhor e sem exclusão social e longe da simplorice ideológica.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo